29 novembro 2007

Geografia...

Ainda estou comovida. Hoje foi a homenagem a um grande geógrafo português, o professor Jorge Gaspar.
A homenagem teve lugar na reitoria da Universidade de Lisboa e estendeu-se durante todo o dia.
Contou com a participação de muitas pessoas: alunos, admiradores, geógrafos de Portugal, do estrangeiro, representantes políticos, entre outros.
Enfim, o público era variadíssimo! Desde os mais novos aos mais velhos… todos juntos com o objectivo de prestar homenagem a alguém que tem vindo a deixar ao longo da sua vida, um grande, precioso e inigualável contributo para a Geografia.
E ao longo do dia a cerimónia incluiu vários discursos, exposições, apresentações, muitos agradecimentos, reconhecimentos, gratidões, etc. que todos, de uma forma ou outra, no fundo dirigiram ao professor Jorge Gaspar.
E apesar de ter gostado bastante de todos os discursos, o que mais me comoveu foi, sem dúvida, o agradecimento final do homenageado Professor Jorge Gaspar.
Apesar de apenas ter sido aluna dele no primeiro ano do meu curso, no fundo sempre senti que ele era daquelas pessoas com quem apetece falar durante horas seguidas, discutir assuntos, conversar sobre as mais variadas temáticas.
Logo desde o princípio, a forma como ele falava e expunha as aulas, já demonstrava a sua grande sabedoria… e já aí eu ficara fascinada com o seu conhecimento…
E hoje, durante o seu discurso final de agradecimento, que durou aproximadamente duas horas e meia, ele captou-me a atenção de uma forma que poucas pessoas conseguem fazer.
O modo como falou e o que disse, certamente não foram indiferentes a ninguém.
Fez um brevíssimo resumo da sua vida, da sua carreira, das várias etapas do seu amor pela geografia, a sua dedicação à mesma e a fidelidade que sempre lhe teve.
Ao ouvi-lo senti que a vida dele é muito mais do que aquilo que eu alguma vez imaginara. Admiro profundamente o seu conhecimento, a sua sabedoria, experiência, a pessoa que ele é.
Surpreendeu-me!
A cada palavra que proferia…
É daquelas pessoas para as quais olhamos e pensamos “Ali vai um poço de sabedoria…”
Os relatos do seu fantástico percurso de vida, das viagens que realizou, dos amigos que fez, dos afectos que cultivou, das experiências por que passou… e muito, muito mais.
Sem dúvida um exemplo a seguir.
Um exemplo para todos nós. Para mim, uma referência.
Uma vida de geógrafo à qual apetece seguir os passos. A qual dá vontade de seguir as passadas, de lavrar com orgulho aquilo que realmente amamos, desbravando todos os obstáculos e transformando-os em degraus para subir.
O seu discurso fez-me desejar tê-lo conhecido desde sempre, partilhar as suas experiências, contemplar a sua sabedoria e, acima de tudo, aprender com ele.
Ele reavivou o amor que sinto pela geografia, pelo meu curso e, reafirmar o orgulho que tenho naquilo que realmente gosto.
Ensinou que conseguimos o que querermos se arriscarmos. O que importa é não estagnar, e aceitar desafios!
É impossível descrever tudo aquilo que senti ao ouvir as suas palavras, pois parece sempre que, por mais que se tente, nunca se consegue absorver tudo o que foi dito.
Faltam-me as palavras, apenas me sobra o grande apreço que tenho pelo professor Jorge Gaspar e o amor que sinto pela geografia.
Só sei que, há momentos e pessoas que nos fazem sentir bem connosco mesmos, orgulhosos e felizes por aquilo que somos e amamos e, acima de tudo, que nos fazem sentir que estamos no caminho certo…

Sem comentários: