05 janeiro 2008

Laços...

Cheguei há dias de Granada. De um intercâmbio entre os Coros Juvenil e Infantil de Torres Vedras e um dos seis melhores coros de Espanha.
Apenas 5 dias, no entanto, simplesmente inesquecíveis.
Para além de termos tido logo de imediato um jantar de recepção super acolhedor, isso continuou durante todo o resto da viagem.
Visitámos sítios lindos, sempre os três coros juntos, o que conferia ainda mais, uma maior predisposição para o convívio e melhor conhecimento entre todos nós.
Adorei a cidade de Granada, muito acolhedora e com os seus tons arabescos que lhe conferem um toque muito especial, bem como muitos outros sítios que visitámos.
Para além de toda a viagem ter sido super rica no que se refere ao aprofundamento dos laços existentes entre os elementos do coro infantil e juvenil, isso também o foi para com os elementos do coro de Granada, com os quais trocámos experiências e aprendemos muito.
Para além de terem sido cinco dias super cheios de tudo, passeios, sorrisos, emoções, música, carinhos, e boa disposição à mistura, houve ainda uma série de coisas que aprendi e outras que apenas confirmei.
Aprendi que por mais experiência que achemos que os outros têm e que por mais que achemos que eles são bons, não devemos subestimar o nosso trabalho, mas sim valorizá-lo, porque nunca sabemos o que os outros vão achar, e o que eles vão achar pode ser uma grande surpresa para nós.
Aprendi que existem pessoas que aparentemente parecem bem diferentes de nós, mas que quando falamos com elas, descobrimos muitos aspectos em comum entre nós... e que há coisas em que essas pessoas pensam, que são as mesmas que nos passam às vezes pela cabeça, e que muitas vezes nos sentimos ridículos ao ter esses pensamentos. Afinal não somos só nós que os temos!
Aprendi que sem menos esperar se descobre uma pessoa com quem se gosta de falar… e que os amigos estão cá sempre, para tudo mesmo…
Aprendi que é sem dúvida muito bom reforçar os laços com as pessoas que conhecemos, mas que às vezes até nem nos damos muito… pois no fundo esses laços são mais fortes do que pensamos, apenas estão desvanecidos pelo quotidiano rotineiro.
Aprendi que não é assim tão difícil conhecer pessoas novas... basta querer, basta ter algo em comum, nem que seja um sorriso…
E neste caso, não foi apenas a música coral que nos uniu… os laços foram para além disso…

Sem comentários: