16 outubro 2007

Um dia normal...

Há dias em que nos irritamos um pouco mais... e apesar de todas as juras e promessas de que neste novo ano iríamos fazer com que tudo corresse bem, há sempre atritos pelo meio que nos fazem pensar que há quem nos queira, inconscientemente, estragar os planos... pois o que prometemos, foi a nós mesmos, sem vincular outrém...
No entanto, e apesar de saber que há coisas belas na vida que vão para além do trabalho, e eu sou das pessoas q reconhece isso muito veementemente... o trabalho (ou o estudo), se o amarmos, faz igualmente parte dessas coisas boas da vida... e q poderemos ter prazer ao fazê-las se nos entregarmos de alma e coração...
Porque estou num curso fascinante! Porque estou num curso lindo! Maravilhoso! Geografia!
Porque estou num curso para o qual decidi terminantemente ir, quando apenas tinha 9 anos de idade...
Quando numa aula de História e Geografia de Portugal no 5º ano, eu abri o livro e vi, ocupando a página inteira em início de capítulo, um simples mapa com os rios de Portugal... e disse para mim mesma: "É mesmo isto que eu gosto!"
Como me lembro tão bem desse momento... é como se ainda o estivesse a viver...
Lá atrás, na última carteira da sala, baloiçando-me na cadeira, enquanto a algazarra da turma não cessava... eu tinha feito a minha escolha!
Porque os capítulos da História de Portugal arrastavam-se longamente... e os de Geografia evaporavam-se como o fumo ao vento!
Porque há coisas que não se explicam... e mesmo com o passar do tp, 8 anos depois, fui fiel à minha decisão... e hoje estou no 4º ano do curso de Geografia.
E não me via noutro senão neste!
É como se tivesse alcançado um grau de felicidade extrema no campo do estudo/trabalho, que se traduz nas restantes áreas da vida... porque nós somos um td, e não partes desconjuntadas, em q uma está bem independentemente da outra... há que haver um equilíbrio... uma sintonia harmoniosa...
Porque eu gosto de observar a natureza e as cidades, olhar atentamente as coisas que me rodeiam, as pessoas, as paisagens, o céu, o sol, o mar e reflectir sobre tudo isso e muito mais...
Porque o curso de geografia para além de me ter permitido conhecer pessoas com gostos afins aos meus... também me "levou" a conhecer muitos sítios, que provavelmente nunca teria "visitado".
Desde o conhecimento aprofundado dos sítios que já me eram familiares, até outros em q nunca tinha estado.
De entre mais de 20 trabalhos que já fiz até agora e, todos maravilhosamente geográficos, poderia destacar, embora seja uma tarefa difícil e injusta, os q mais gostei e mais me fizeram sentir que Geografia é o meu curso...

- O estudo da Rua da Junqueira, antes nunca tinha reparado bem na história e maravilhosas descrições de que esta rua é alvo e, do contexto que a envolve aos mais variados níveis...
- A ida à Serra da Arrábida, que me permitiu ver paisagens lindas, repensar na beleza do nosso país e na sua génese mais q milenar...
- O estudo das Docas, que me fascinou não só pelo local, como pelo próprio assunto em si... provavelmente seria eleita a minha predilecta!
- A proposta de uma Plataforma para o Cais do Sodré, que à partida me pareceu algo bizarro, mas que acabou por se revelar uma forma de expandir a nossa imaginação e dar largas à criatividade, num espaço da cidade q infelizmente acabou por se tornar de passagem.
- Um estudo sobre o Aeroporto de Lisboa, que "fez voar" os meus horizontes...
- A análise do ambiente físico urbano do bairro dos Olivais Sul em Lisboa, que co deslumbramento do espaço, as idas lá transformaram-se mais em agradáveis passeios do que propriamente em trabalho.
- A proposta de um novo equipamento para as freguesias das Mercês e Santa Catarina, o que me permitiu deambular por uma parte da cidade, algo recatada, mas que esconde encantos a cada esquina...

Porque os trabalhos não dão só trabalho... também dão prazer! Se gostarmos do que fazemos, esse é o 1º passo para que eles não se tornem aborrecidos...
Porque as alegrias que a geografia me tem vindo a proporcionar, repercutem-se igualmente no meu dia-a-dia... tornando-o mais agradável, mais completo, mais harmonioso, mais perceptível ao meu entendimento, tornando-se por isso algo a que se recorre e, não do qual se foge...
Porque o trabalho, se o amarmos, compreendermos e nos dedicarmos a ele... não teremos de trabalhar um único dia da nossa vida... e ele é-nos "fiel" na sua forma de ser e no modo como a ele sempre podemos recorrer quando estams menos bem noutros campos da vida...

Por isso, mesmo que haja alguém que tente estragar o dia a alguém cheio de boas intenções, o trabalho nem sempre é um mau refúgio... aliás, se o amamos, às vezes é a melhor coisa na qual nos podemos esconder...

2 comentários:

Anónimo disse...

Nunca me hei-de esquecer daquele dia passado nos Olivais, e daquele
muro onde almoçamos e da vista... destes quatro anos nnc me hei-de esquecer de mt coisa... do amor pela geografia e de ti, a minha companheira predilecta de passeatas :D adr-t

Anónimo disse...

OLIVAIS RULA!