27 outubro 2007

3 7 9 13 14 17 21

Matemática...
Como eu tenho tantas saudades da matemática…
Fazer matemática, resolver exercícios, embrenhar-me naqueles jogos lógicos de números que saltam de um lado para o outro das equações e, que regulam os eixos cartesianos… e quando eles eram a 3D? O jogo complicava-se tão fascinantemente...!
Por isso, fico sempre bastante incrédula quando falo com pessoas que me dizem que sempre detestaram matemática, porque “aquilo é horrível!”, “é só números! É muito complicado”, “é muito difícil”, “eu detesto matemática! Odeio!”…
Claro que gostos não se discutem, mas na verdade acho que na maior parte dos casos, as pessoas não gostam de matemática, simplesmente porque na realidade não a compreendem. Não a sentem. Não entendem a sua lógica, a forma como podem brincar com ela e, como tão facilmente podem entrar naquele mágico e maravilhoso jogo dos números que, se os dominarmos, fazemos deles o que queremos.
Os números... jamais serão nossos inimigos, mas sim companheiros de diversão e do desvendar de mistérios que se escondem por trás de sinais de soma, subtracção, fracção, raízes, etc…
A matemática… como ela flexibiliza e expande a mente, conferindo-lhe uma enorme elasticidade! Desprende o cérebro e o exercita mais que qualquer outra coisa. Estimula o raciocínio e a rapidez de pensamentos.
Um jogo de números dá um gozo para quem o sabe apreciar… é só ir na “onda”… quem vai, aprecia, brinca, joga, aprende, diverte-se!
Como tenho saudades daqueles problemas matemáticos que me faziam contorcer o cérebro de tantas voltas que eu dava para os resolver e, para sempre concluir no final que, a maior genialidade da mente é atribuída àqueles capazes de inventar e criar exercícios matemáticos.

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade às vzs tb tenho sdds :)