10 junho 2008

Coisas e objectos...

Para quê tanta coisa! Para quê tanto objecto! Para quê tanta roupa, tantas malas, tanto calçado, tantos acessórios, tantas tecnologias, tantos telemóveis, mp3, computadores, isso tudo! Para quê!

Só temos um corpo! Um corpinho de nada comparado com a dimensão do mundo e do universo! Para que queremos tanta coisa e tudo para nós se a vida é tão curta! Para que nos preocupamos tanto em ter toda a roupa se só vestimos uma de cada vez!

Para quê tanta ânsia em ter tantos objectos se depois mal temos tempo para os usar! Para quê tanta ganância e sofreguidão para ter objectos! Para quê este consumismo desenfreado e estúpido, se depois mal temos tempo para as coisas que gostamos de fazer!

Porque não partilhamos mais o que temos, e ansiamos menos por ter coisas e mais coisas! Queremos um telemóvel novo! Não é que o nosso esteja velho ou estragado, mas o modelo acima é melhor! Queremos mais roupa, não é que a nossa esteja estragada, mas já não está na moda usar! Não gastamos os objectos até ao fim, deixamos de usar porque já passou a altura de o fazer… e simplesmente pomos de lado.

Para que queremos ficar com tudo, quando sabemos que há tantos milhões de pessoas que não têm nada! Nem um tecto para dormir! Qual é a nossa moral quando nos queixamos que nos falta isto ou aquilo!? Porque não paramos um bocadinho este consumo estúpido e irracional e nos tornamos um pouco civilizados? Para que queremos tanto, quando os outros não têm nada?

Se reflectirmos bem, é um egoísmo puro! Porque sabemos que a economia é um rolo… Quanto mais aqui consumimos, mais investem aqui e não noutros sítios onde sim é preciso ajudar as pessoas! Se moderarmos os nossos abusivos padrões de consumo, e baixarmos os nossos desejos e vontades materiais, talvez só assim tudo faça descer, desacelerar e travar esta maluqueira doida de compras desenfreadas! Talvez só assim paremos de pensar em ter, ter, ter e comprar… que não pensamos em quase mais nada! Actualmente importamo-nos mais com o que temos do que com o que somos! Não temos tempo para ser, porque só queremos ter!

A vida é tão curta, nós somos tão pequenos, porque ansiamos por tanta coisa? É isso que nos faz felizes? Afinal os objectos não são nada!
Como muitas vezes é dito “na vida, não importa o que temos, mas sim quem temos!”.
As pessoas sim, são importantes! As emoções, os afectos, isso é que conta! Isso é que faz a diferença em nós!

Nenhuma sociedade evoluirá enquanto houverem pessoas que só pensam em ter coisas e se esquecem dos valores imateriais…

Ao dar, ajudamos os outros e libertamo-nos…

O que temos connosco não são objectos nem coisas exteriores a nós… o que temos realmente está connosco, dentro de nós! O nosso ser, a nossa essência!
Não nos medimos pelo que temos enquanto objectos físicos palpáveis, mas sim enquanto sentimentos, emoções, afectos, que temos e transmitimos! Aquilo que somos!

Afinal… há muito poucas coisas importantes na vida… É preciso muito pouco para tornar a vida feliz…

Vive cada dia contigo… verás que não estás tão só como julgas…


1 comentário:

Anónimo disse...

Tu falas falas falas, mas o meu telemovel é o exemplo de como usar algo até ao fim e tu gozas comigo :( mas sim aproveitem td, troquem td, reciclem tudo, reutilizem tudo... e despejem a casa da sofia de vez :P