13 junho 2008

Cartões...

Não é rara a vez que andamos a escarafunchar dentro da carteira ou da mala à procura do cartão de crédito, do BI, do cartão de contribuinte, do cartão de sócio do clube de vídeo, do cartão de cliente daquela loja de roupa, do cartão da associação a que pertencemos e de tantos outros… no meio disto tudo nem nos apercebemos da quantidade estúpida de cartões que temos, cada um normalmente só com uma função, e do quanto andamos carregados todos os dias. Às vezes temos todos, outras vezes temos todos menos aquele que queríamos… enfim… seja com banda magnética, seja só de plástico, andamos carregados estupidamente com uma carrada de cartões.

Não era mais fácil cada pessoa ter um único cartão que substituísse todos estes? Um cartão com banda magnética, do mesmo tamanho dos cartões de crédito e débito normais, que incluísse a informação do BI, cartões de crédito, contribuinte, lojas, passe, associações, clubes, etc. com tudo mesmo…?

O cartão estaria identificado com o nosso nome e teria um número que seria único, e tal como nos cartões multibanco, a própria pessoa gera o código PIN desse cartão. Todos os locais passariam a dispor de um mesmo sistema de leitura dos dados que lhes são referentes, dos cartões de todas as pessoas. Todos os locais teriam um dispositivo de passar o cartão, a pessoa pôr o código e o funcionário aceder no computador à informação que é suposto. Por exemplo, se for no clube de vídeo, a informação disponibilizada limita-se apenas às coisas relativas ao clube de vídeo. Se formos às finanças e precisarmos de usar o cartão de contribuinte, é apenas disponibilizada a informação relativa a isso, e que é automaticamente aberta após a introdução do código pela pessoa. E assim sucessivamente...

Se a pessoa quisesse aderir a uma nova loja ou qualquer coisa, é criada como que uma “pasta” no cartão, na qual são inseridos todos os dados relativos a essa pessoa nessa loja ou cadeia de lojas, os quais apenas poderão ser alterados ou acedidos mediante a introdução do PIN e modificação por parte dos funcionários dessa loja, etc. e assim sucessivamente...

Deste modo, cada pessoa teria apenas um cartão com tudo! Sempre que algo surgisse, era apenas abrir uma nova pasta… e sempre tudo no mesmo cartão.

Mais leve, mais simples, compacto, com tudo, mais rápido, sem perda de informação, menos peso na carteira!

Não era tudo tão mais simples e fácil? =D


2 comentários:

Anónimo disse...

A gente já não bloga
Só cachinha Só cachinha
É sempre a mesma vida
Só cachinha Só cachinha

E até o CCB me faz lembrar
que o cachinho me está a stressar

Luís disse...

Acho que já existem cartões multifuncionais desses! Daria um grande jeito, com certeza- foste tu que pensaste nessa engenhoca? :P Mas se divulgasses a ideia , alguém te tirava a patente... mas continua sendo uma grande ideia, eu já não suporto o volume da minha carteira, bah!