24 abril 2008

Viver em grupo…

Ultimamente até me têm apetecido bastante escrever... e embora não o ande a fazer, nem é devido à falta de tempo que tão frequentemente alego… é mesmo porque no momento em que me apetece fazê-lo, nem sempre é mais apropriado…

No entanto, há sempre coisas que ao fim de uns tempos, ficam retidas na mente… como a polpa ou as natas que ficaram no passador.

A convivência em grupo é das coisas que mais nos ensina na vida… é como que o mestre da vida em sociedade.

Porque embora, mesmo nos às vezes não gostando, temos de reconhecer que é o maior ensaio que podemos ter para a vida em comunidade. Contrariamente às pessoas que estão cada vez mais individualistas, a nível mundial há cada vez mais a componente da união de todos e da vida em grupo, consagrada em tantos tratados e convenções que preconizam a união entre as pessoas. Contraditório, não?

Mas a verdade é que é a vida em grupo que nos ensina muita coisa… e às vezes é preciso pouco, para se aprender muito!

Pequenos pormenores, podem significar muito! Pequenos detalhes, podem decidir muita coisa! Assim como fracções de olhar podem dizer mais que qualquer palavra!

E também aprendemos, depois de determinadas circunstâncias e situações, à segunda vez já não cometer o mesmo erro. Por isso, nenhuma das experiências é para desperdiçar.

E uma última coisa, a qual a maior parte das vezes agimos como se fossemos sempre nós os detentores da razão ou do conhecimento… acima de tudo temos de ter sempre consciência de que somos quase sempre nós a aprender com os outros, e não o contrário!

Porque a palavra é prata… mas o silêncio, é ouro!

...


Há coisas que achava, mas já deixei de achar...



Sem comentários: