07 maio 2014

Pôr do Sol...


"Ah, principezinho! Assim, aos poucos fui ficando a conhecer a tua melancólica vidinha! Durante muito tempo, a tua única distracção foi a beleza dos crepúsculos. Fiquei a sabê-lo na manhã do quarto dia, quando me disseste:
- Gosto muito dos pores do Sol. Vamos ver um pôr do Sol...
- Mas primeiro temos de esperar...
- Esperar o quê?
- Esperar que o Sol se ponha.
Começaste por ficar muito espantado, mas, depois, riste-te de ti próprio. E disseste-me:
- Ainda julgo que estou lá no meu sítio...
- Pois é. Quando é meio-dia nos Estados-Unidos, toda a gente sabe que o Sol se está a pôr em França. Bastava poder chegar a França num minuto para se assitir ao pôr do Sol. Mas, infelizmente, a França fica longe demais. No teu planeta pequenino bastava puxares a cadeira um bocadiho mais para trás. E vias quantos crepúsculos quisesses...
- Um dia vi o Sol pôr-se quarenta e três vezes!
E pouco depois, acrescentaste:
- Sabes... quando se está muito, muito triste, é bom ver o pôr do Sol..."

em O Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry


Sem comentários: