13 dezembro 2013

Metáfora del Cuerpo Atado

"As esculturas de Rablaci são compostas por laranjeiras arrancadas das suas terras, com recurso a correntes, pregos e cordas; e as raízes estão voltadas para cima, como forma de revelação do drama de danos ambientais irreversíveis, aos quais o Homem submete a Natureza e a si mesmo.

O trabalho do artista é uma reflexão sobre o desenraizamento, a solidão, e a desconexão, que para muitos é interpretado como um processo criativo que se refere ao abandono do respeito pela origem - de um solo fértil a um solo infértil - que constitui uma metáfora da Natureza que agoniza, como consequência dos mecanismos de produção humanos com os quais compartilha o espaço.

A escultura, que se funde com o orgânico, tem uma relação com a vida. Essa árvore despida de terra, que resiste à morte, é uma árvore que grita desesperada: troncos com os seus ramos voltados para o chão e as suas raízes para o céu, subvertem a relação do erguido com o céu.


"A obra de Rablaci encontra-se numa fronteira: recria uma natureza fantástica a partir de um imaginário muito contemporâneo, em que tudo se pode transformar num espectáculo, o espaço de contacto entre a Arte e a Natureza."
Francisco Brugnoli
Curador do Museu de Arte Contemporânea da Faculdade de Artes da Universidade do Chile"


in Revista Municipal de Torres Vedras nº14, Maio Junho 2013

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