21 junho 2009

Uma questão de perspectiva...


As pequenas coisas da vida são aquelas que realmente nos dão mais prazer.
Às vezes andamos cansados e fartos da monótona rotina diária e queixamo-nos continuamente que precisamos de "mudar de vida", que isto "não pode continuar assim", e que já estamos fartos dos dias serem sempre iguais uns aos outros, quase como se fossem todos repetidos. E que passamos dias, semanas, meses de vida que em nada nos sentimos diferentes, porque nada mudou, tudo continua igual pela monotonia de que a nossa vida está a ser alvo.

Mas às vezes, por pequenas coisas, pequenos passeios, apenas por irmos a um lugar fora do habitual... nem nos damos conta que esses bocadinhos podem tomar uma outra forma. Que facilmente podemos dar um outro brilho e intensidade às nossas vidas através de simples atitudes diárias.

Não é preciso muito... basta ter espírito e vontade de mudar, e não nos encostarmos ao lema do queixume constante de que tudo vai mal e nada pode mudar mais.
Essa inércia só rebaixa e consome a pouca energia que ainda nos resta para mudar!
Se tivermos atitude, e abrirmos os nossos horizontes, vemos que se calhar não é assim tão difícil melhorar algumas das coisas pelas quais nos estamos sempre a queixar...

Basta valorizar ainda o que temos, as oportunidades e minimizar os aspectos negativos.
É uma questão de mentalização e atitude. Centrarmos as nossas energias e esforços naquilo que realmente é importante e focar-nos nesse âmbito para trazer alguma mudança aos nossos dias e às nossas vidas.


Às vezes são simples gestos e pequenas coisas que fazem a diferença... um passeio diferente, ir a um lugar fora do normal, dar uma volta a um sítio que já tínhamos saudades, ir tomar um café na companhia de alguém que gostamos, ir a um lugar especial e bonito, abraçar longamente alguém que gostamos, dar mimos a alguém nos é muito especial e querido... tirar tempo para pensarmos e estarmos connosco mesmos, longe de tudo.

São pequenas coisas de reduzida dimensão, mas de grande escala ao nível individual de realização pessoal. E se nos concentrarmos nelas, vemos que realmente são elas que nos dão força, energia, vitalidade e sentido de vida aos nossos dias... e fazem de cada dia, a nossa razão de viver.

Basta abrir os olhos e ter um outro olhar sobre as coisas e o mundo. Basta vermos as coisas de outra forma.
Cada um de nós é que decide como quer ver as coisas... é uma questão de perspectiva...
Afinal, é preciso muito pouco para se ser feliz...



1 comentário:

Luís disse...

Deixo este comentário para corroborar o que disseste- são realmente as pequenas coisas, aquelas decisões pontuais, aquelas mudanças de atitude, aquelas acções dos 5 minutos antes de apanharmos boleia para algum sítio, que nos podem abrir as portas a muito mais. São esses labirintos, por dentro e por fora de nós, que nos colocam mais próximos da nossa própria natureza, do que a civilização opressora e inflexível.