14 maio 2008

As ideias não são de ninguém…


Às vezes quando estamos mais “iluminados” e temos ideias mais originais e diferentes, pensamos que foi mesmo uma genialidade! Que provavelmente mais ninguém tinha ainda pensado nisso!
Mas à medida que vamos falando com as pessoas, lendo livros, tomando conhecimento do mundo que nos rodeia e no qual estamos inseridos, vemos que não é bem assim…

Na verdade há uns tempos pensei várias coisas acerca do assunto X! estava mesmo entusiasmada e pensei que era mesmo interessante escrever algo sobre X e sobre tudo aquilo que me estava a assolar à cabeça. Certamente mais ninguém se tinha ainda lembrado daquilo, ou pelo menos exactamente aquilo que eu pensei…

Com o entusiasmo, e ao pesquisar algumas coisas, tomei noção de que o assunto X já tinha sido vastamente estudado, aprofundado e inúmeras coisas já se tinham escrito sobre X. Muito mais do que eu alguma vez imaginara!

As ideias que tive, as coisas que pensei, já tinham também passado pela cabeça de muitas pessoas…

Há uns tempos pensei coisas Y, que iria fazer daí em diante… que iria adoptar coisas Y, agir Y, ter um estilo de vida Y, devido a várias razões. “Certamente ainda ninguém se lembrou de fazer isto também!”

Quando tempos mais tarde encontrei uma colega minha, e sem eu sequer ter puxado o assunto… ela começou do nada a dizer que andava a fazer coisas Y, ter atitudes Y, e um estilo de vida Y, exactamente pelas mesmas razões que eu havia pensado para mim… !


...


Tal como o indiano e hindu Osho afirma “Os pensamentos não têm raízes, são vagabundos sem lar”...
Não nos precisamos de preocupar com eles. Basta olhar simplesmente para eles. Olhá-los sem os olhar: simplesmente.
Não lhes devemos dar abrigo na nossa mente durante muito tempo.
Eles vêm e vão como visitantes. Se permanecerem criarão infelicidade. Os pensamentos correm para baixo como água. Se alguém mais fraco que nós os apanhar, poderá torná-los destrutivos. Porque um pensamento é uma espada de dois gumes, corta-nos a nós e corta mais alguém em simultâneo.

Os pensamentos não nos pertencem. Deixemo-los ir e vir. Eles saltitam de mente em mente, sem rumo nem destino…
Na verdade, nenhum pensamento é nosso. Cada um já pertenceu a milhões de pessoas antes de nós…


Sem comentários: